quarta-feira, 13 de maio de 2009

PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Ementa nova
Componentes do discurso gráfico: linguagem verbal (texto) e linguagem visual (imagem). A definição gráfica e conceitual do veículo. . Normas técnicas de padronização.Tipologia. Utilização de retículas. Os selos, vinhetas e ícones. Fotografia e ilustrações. Métodos e impressão: Tipografia, Linotipos, Impressoras, Off-set, máquinas composer, impressão à laser. Diagramação: o projeto gráfico . Tabelas de cálculos e conversões de tipos. O diagrama e processos industriais. Fotolito e scanner colorido. A estética na diagramação. O estilo da tipologia. Colunagem característica. A formatação de títulos, linhas finas, legendas, olhos, cartolas e demais elementos de texto. Os padrões na infografia e dos recursos gráficos.A utilização da cor. Os programas específicos a cada necessidade gráfica. Definição do formato das páginas, da "mancha", margens, da família de letras e dos corpos padronizados para títulos, olhos, destaques e cabeçalhos Montagem da página fundamental. Captura e tratamento da imagem. Criação de texto em moldura e em quadro. Controle de orfãs e viúvas. Softwares específicos.


Ementas atuais

Planejamento Gráfico I

Componentes do discurso gráfico: linguagem verbal (texto) e linguagem visual (imagem). Tipologia. Utilização de retículas. Os selos, vinhetas e ícones. Fotografia e ilustrações. Métodos e impressão: Tipografia, Linotipos, Impressoras, Off-set, máquinas composer, impressão à laser. Diagramação. Tabelas de cálculos e conversões de tipos. O diagrama e processos industriais. Fotolito e scanner colorido. A estética na diagramação.

Planejamento Gráfico II ( deixa de existir )
O estilo da tipologia. Colunagem característica. A formatação de títulos, linhas finas, legendas, olhos, cartolas e demais elementos de texto. Os padrões na infografia e dos recursos gráficos. A definição gráfica e conceitual do veículo. A utilização da cor. A nova estrutura dos veículos de comunicação. Os programas específicos a cada necessidade gráfica.

Editoração Eletrônica
O planejamento da publicação. Definição do formato das páginas, da "mancha", margens, da família de letras e dos corpos padronizados para títulos, olhos, destaques e cabeçalhos. Normas técnicas de padronização. Transferência de arquivo. Montagem da página fundamental. Captura e tratamento da imagem. Criação de texto em moldura e em quadro. Controle de orfãs e viúvas. Softwares específicos.

JORNAL LABORATÓRIO IMPRESSO

Ementa nova
Produção e difusão do jornal laboratório impresso do curso: elaboração de pautas. Prática de gêneros jornalísticos. Edição de Jornal. Controle de edição e distribuição. Edição Jornalística: conceitos jornalísticos de edição. Edição para comunicação de massa. O instrumental da edição. Fechamento editorial do jornal diário.

Ementas atuais

Jornal Laboratório I

Produção e difusão do jornal laboratório impresso do curso: elaboração de pautas. Prática de gêneros jornalísticos. Edição de Jornal. Controle de edição e distribuição. Discussão de política editorial e controle de qualidade. Diagramação: o projeto gráfico - personalidade e racionalidade. As malhas do espaço gráfico. As técnicas de pré-diagramação. Comunicação e programação visual no jornal. Edição Jornalística: conceitos jornalísticos de edição. Edição para comunicação de massa. O instrumental da edição. Fechamento editorial do jornal diário. Avaliação do trabalho de edição.

Jornal Laboratório II

Produção e difusão do jornal laboratório on-line do curso: elaboração de pautas. Edição eletrônica do portal de notícias. Discussão de política editorial e controle de qualidade. Diagramação eletrônica. Comunicação e programação visual do portal. Convergência das mídias jornalísticas. Edição eletrônica. Edição para comunicação de massa na internet. Fechamento editorial do portal. Avaliação do trabalho de edição.

PLANEJAMENTO EDITORIAL

Ementa nova
Discussão de política editorial e controle de qualidade. Análise das diversas áreas de edição contemporâneas e seus nichos de mercado. O planejamento da publicação: Perfil, fases e critérios editoriais. Experimentação de linguagens aplicadas no processo editorial.

Ementa atual

Não há.

TELEJORNALISMO III

Ementa nova
Entrevistas ao vivo em telejornais e em programas jornalísticos. Possibilidades, produção e preparação. As técnicas da entrevista ao vivo. Postura. O controle do tempo. Prática de entrevista ao vivo.

Ementas atuais

Telejornalismo III

Elaboração de telejornal. Atualidade da notícia. Complemento ao telejornal: chamadas, escalada, teaser, passagem de bloco. Fechamento de telejornais. Entradas ao vivo. Cobertura de shows e eventos. Sonorização de matérias: som ambiente, sobe-som, músicas.

Telejornalismo IV ( deixa de existir na nova grade )

O roteiro de vídeo jornalístico: a) análise de exemplos; b) elementos significativos. A elaboração de um roteiro de caráter documental: a) propostas e discussão. O processo de gravação em vídeo: a) elementos básicos; b) exercícios. A gravação do roteiro. Edição e sonorização. Discussão e avaliação.

TELEJORNALISMO II

Ementa nova
A entrada ao vivo em telejornalismo: características, técnicas e conceito. Características de texto e preenchimento der lauda. Notas cobertas ao vivo e pré-gravadas: técnicas e características. A reportagem especial em telejornalismo: conceitos e técnicas. Prática de texto, notas cobertas, reportagem especial, edição e entradas ao vivo. Fechamento de telejornais com vts, links e notas.

Ementa atual

Noções técnicas: equipamentos de externa, câmera de estúdio, unidade movél, gravação de som. Redação e edição de textos em telejornais. A linguagem dos telejornais: a língua portuguesa na TV, palavras inadequadas, expressões desaconselháveis. Preenchimento de laudas: cabeças de VT, a utilização do gerador de caracteres, nota-pé. Cabeças de link, laudas com G.C. Nota simples em TV.

TELEJORNALISMO I

Ementa nova
Estrutura e análise do telejornalismo atual. Funções exercidas por jornalistas em telejornais. O texto em telejornalismo: linguagem e técnicas. Preenchimento de lauda: nota simples. Pauta em telejornalismo. Técnicas de reportagem. Técnicas de entrevista. A edição. O uso do gerador de caracteres. Complementos ao telejornal. Fechamento de telejornais com vts e notas.

Ementa Atual

História da televisão e do telejornalismo no Brasil. Estrutura de um telejornal. Pauta: matéria frias x matérias factuais. Rádio-escuta. Reportagem: técnicas, off, passagem, encerramento. Entrevista: posicionamento, coletivas, cena de corte, contra-plano. Notas cobertas. Edição: equipamentos, decupagem, montagem, avaliação sonora, cobertura de matéria.

FOTOJORNALISMO

Ementa nova
Técnicas de registro fotográfico. Operação da câmera fotográfica e de seus acessórios. Filtros e lentes especiais. Recursos técnicos das câmeras profissionais. Operações de laboratório: revelação, ampliação, cópia e edição fotográfica. Fotografia de eventos jornalísticos com iluminação natural, flash, lâmpadas, filme colorido e preto e branco. Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo. Utilização de teleobjetivas, grades angulares, motores, flashes, audiovisual jornalístico.

Ementa atual

Técnicas de registro fotográfico. Operação da câmera fotográfica e de seus acessórios. Filtros e lentes especiais. Recursos técnicos das câmeras profissionais. Operações de laboratório: revelação, ampliação, cópia e edição fotográfica. Fotografia de eventos jornalísticos com iluminação natural, flash, lâmpadas, filme colorido e preto e branco. Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo. Utilização de teleobjetivas, grades angulares, motores, flashes, audiovisual jornalístico.

RADIOJORNALISMO III

Ementa nova
O radiodocumentário. A especificidade do rádio informativo. O roteiro e a importância na narração radiofônica. A paisagem sonora. A produção de vínculos com o ouvinte a partir da exploração das características do meio e de sua linguagem.

Ementas atuais

Radiojornalismo III

Redação e edição de textos para radiojornais. A linguagem dos radiojornais: a língua portuguesa no rádio, palavras inadequadas, expressões desaconselháveis, a agilidade do texto. Preenchimento de laudas: ritmo, entradas ao vivo, chamadas de matérias gravadas.

Radiojornalismo IV (deixa de existir)

Elaboração e estrutura de um radiojornal. Atualidade da notícia. Complemento ao radiojornal: chamadas, passagem de bloco, sonoplastia. Fechamento de radiojornais. Cobertura de shows e eventos. Sonorização de matérias: som ambiente, sobe-som, músicas.

RADIOJORNALISMO II

Ementa nova
Os novos suportes e as tecnologias. A produção em estúdio e os equipamentos utilizados. A sonoplastia. Técnicas de entrevista. Os formatos de jornais radiofônicos. A pauta e o processo de edição. As reportagens factual e especial; diferida e simultânea.

Ementa atual

A fala e a audição, a performance da voz no rádio: locução. A produção em estúdio: o uso do microfone, gravação, mixagem, edição, no estúdio e fora da emissora. Técnicas de entrevista. A pauta e o processo de edição. Comunicador-radialista: questões de ética e relacionamento.

RADIOJORNALISMO I

Ementa nova
História do rádio e do radiojornalismo. A redação: organograma e funcionamento. Características do meio rádio. A importância e a influência dos constrangimentos organizacionais na atividade do jornalista de rádio. Os elementos da linguagem radiofônica. O texto jornalístico no rádio. A estrutura e as características da notícia radiofônica. Técnicas de locução e cuidados com a voz. A lauda e a estrutura de um jornal radiofônico.

Ementa atual

Comunicador-radialista: suas funções. A tradição oral e a linguagem radiofônica. História do rádio e do radiojornalismo no Brasil. Características básicas do meio rádio. A mensagem radiofônica. A linguagem do rádio para além do verbal – oral. Estrutura de um jornal radiofônico.

FUNCIONAMENTO

Nosso blog estará organizado da seguinte forma:

- as postagens serão divididas por disciplina.

- cada postagem terá a ementa antiga da disciplina.

- para postar suas sugestões, os participantes do grupo deverão apenas acessar o blog normalmente e clicar em comentários. Dessa forma, ao comentar, cada um terá acesso a todas as observações já feitas para aquela discplina, complementando o conteúdo.

- Apenas os professores convidados pela coordenação para o debate dessa área estão autorizados (pela administradora do blog) a ler e escrever. Ou seja, o blog não é público, e sim uma maneira de organizarmos nossa discussão, facilitando o acesso às informações e à postagem de nossos comentários.

INTRODUÇÃO

Esse blog será nosso canal de comunicação, disponibilizando o acesso fácil às discussões sobre a o novo projeto pedagógico das disciplinas pertencentes ao grupo denominado "técnicas do jornalismo".
Os professores convidados para essa construção foram: Marcelo Cardoso, Wagner Belmonte, Carlos Dias, Anderson, Márcio Rodrigo, Julia, Fernando e Deise (moderadora).
As disciplinas propostas para esse grupo são:

2o. Semestre
Radiojornalismo I

3o. Semestre
Radiojornalismo II

4o. Semestre
Fotojornalismo
Telejornalismo I
Radiojornalismo III

5o. Semestre
Planejamento Editorial
Telejornalismo II

6o. Semestre
Jornal Laboratório Impresso
Planejamento Gráfico e Editoração Eletrônica
Telejornalismo III